18 de novembro de 2003

Parabéns ao Rato Mickey

O Rato Mickey, apesar dos anos passados e das arrelias que a Minnie, nesse período, lhe tem dado, completa 75 anos. E ganha direito a primeira página no jornal Público onde se apresenta em óptimo estado de conservação, exuberante, de riso aberto e a cores. Nem as biqueiras dos sapatos denunciam toda as topadas que, por estes anos fora, terá dado pelas pedras da vida. É obra, até porque nem o despreocupado Gastão, – não é esse, deixem o cão em paz! – com sorte sempre e em tudo, estará seguramente tão bem conservado.

Mas o Mickey está assim porque sempre foi assim: um optimista que ri com todas as coisas que a vida lhe traz. Sem preocupações de maior, que essas as deixa ao tio, sem tempo que lhe chegue sequer para acabar de contar as moedas em que vai tomando banho. A fantasia é a sua realidade e foi a de mais que uma geração. Sem necessidade de se ter armado em pistoleiro atravessando o Arkansas e sacando do revólver mais rápido do que a sua sombra. Sem necessidade de desencadear guerras de libertação nos países de África e sem ter que se alistar em corpos de mercenários ou da legião estrangeira. Sem se ter transformado em nenhum Papillon deportado e evadido da Guiana. Sem se importar muito com as fontes de energia e com o petróleo, fosse este da Nigéria, da Venezuela ou da Arábia Saudita. Deixando passar-lhe ao lado o Afeganistão e todo o partir pedra que por lá foi, e ainda vai. Preocupando-se com o que o rodeia, atemorizando-se com o que ocorre à sua volta – porque os bonecos também se assustam! – mas não sobrevalorizando a questão do Iraque, achando que não vale a pena ir para lá apregoar que vai pôr ordem naquilo tudo. Para depois não pôr ordem em coisa nenhuma.

Quanto ao resto do seu currículo, muito resumido, por causa de quem não tem muito tempo disponível para o ler, está aqui. Acompanhado pelos sinais essenciais de identificação. Mesmo que não haja risco de ser confundido seja com quem for, porque é único. Congratulations!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial