19 de novembro de 2003

Pequei: cometi uma enormidade

Pequei de facto, cometendo uma enormidade sem medida e sem perdão. Quase cheguei a pensar que ia ser excomungado. Escrevi uma mensagem que depois enviei a um conjunto de “bloggers”, após ter passado pelos seus próprios “blogs”, convidando-os a visitar o Placard. Mas fi-lo com correcção, sem insultar ninguém e sem me esconder no anonimato.

A maioria a quem dirigi o e-mail não me respondeu nem tinha que o fazer. Outros tiveram a gentileza de me responder e a amabilidade de aceitarem o convite que lhes fiz desinteressadamente. Até este momento um outro, cuja identificação propositadamente deixo na obscuridade, respondeu-me nos seguintes termos:

começa sinceramente a irritar, esta história dos convites para "percorrer"
blogues. Não chateiem pá! A blogosfera não serve para auto-promoções da
treta, não há paciência, não mandem mais estes convites, limitem-se a
escrever o que puderem, do que souberem, e o melhor que conseguirem, mas
façam-no em privado. Merda para os novos bloggers


De início, confesso, fiquei incrédulo. Depois ri-me e diverti-me imenso com a mensagem. Facilmente concluí que não frequentámos as mesmas escolas, não tivemos os mesmos professores, não recebemos a mesma educação e não tivemos as mesmas experiências pela vida fora. Ah!, e não temos o mesmo sentido de humor e de “fair play”. De forma que se não justifica a perda de mais tempo. Ponto final.

No correio que me chegou veio a resposta que um outro “blogger” deu a este irritadiço ser, de sua iniciativa e sem que, obviamente, lhe tivesse pedido socorro. Mas que naturalmente agradeço. Porquê? Porque afirma no essencial aquilo que eu, novato nestas andanças, sempre pensei. Que a blogosfera é um espaço comunitário, onde toda a gente pode circular livremente, em condições de igualdade, mantendo presente o civismo essencial que nos obriga a respeitarmo-nos a nós próprios para que saibamos respeitar todos os outros.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial