19 de março de 2004

Efeméride: 19 de Março de 2003

Há um ano atrás iniciou-se a guerra unilateralmente decidida pelos Estados Unidos da América contra o Iraque. A ocupação militar daquele país veio a consumar-se mas o fim da guerra, proclamado por George W. Bush a 1 de Maio seguinte, não teve maior alcance do que a de simples formalidade que antes fora liminarmente recusada para o ataque.

Um ano depois é, mesmo que tardiamente, tempo para ponderar e reflectir sobre quem ganhou com a guerra e o que se ganhou com ela. Milhares de civis inocentes acabaram mortos, milhões desalojados, famintos e sem possibilidades de recurso a meios de subsistência. Os atentados e as mortes continuam diariamente. Nada nem ninguém, em nenhum lugar, passou a sentir-se em maior segurança.

Gastaram-se fortunas cujo valor ninguém será capaz de calcular. A alimentar as indústrias de guerra e a globalizar a subnutrição, a fome e a morte de adultos e crianças que não dispõem, numa sociedade que se diz da abundância, de pouco mais de mil calorias diárias para subsistir. Não temos nenhuma razão para nos sentirmos orgulhosos!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial