24 de abril de 2004

Dilatando a fé e o império

Sousa Lara: a expansão da fé e do império!Apesar dos anos passados, da barba e dos cabelos embranquecidos e do lápis azul da monarquia substituindo a espada, noto-lhe o mesmo ar desconfiado em relação ao gentio selvagem e ao intelectual ribatejano ousando escrever evangelhos. A mesma determinação viril adivinha-se-lhe nas sobrancelhas carregadas e na convicção com que empunha a cruz da salvação e a Bíblia em edição Umbundu. O mesmo hábito, simples e humilde, sem a etiqueta de nenhum dos famosos estilistas de Alcabideche, protege-o do frio que, Primavera dentro, se há-de tornar mais suportável do que o insuportável processo da Universidade Moderna.

Uma afronta, Dr Sousa Lara. Para si e para a família, que se empenhou nas plantações de cana de açúcar na Catumbela e que fez da Cassequel um símbolo da fé e do império. De botas altas, calças e balalaica de caqui amarelo, capacete colonial na cabeça, subiu o senhor da fímbria do mar até à altitude temperada do planalto como, antes de si, só o senhor Silva Porto tivera a coragem de fazer. A bem da pátria e, de todo, contra o ultimato que o Dr Barroso esqueceu num simples almoço nos Açores, com o senhor Blair sentado do seu lado esquerdo.

Como poderia V. Exa., com funções de responsável governante, permitir a edição de mais um evangelho, como se não bastassem os que, autênticos, já havia! Ainda por cima havendo a intenção de apresentar a obra a concurso nuns jogos florais promovidos por uma câmara de província, com resultados a divulgar em pleno dia do Corpo de Deus, mesmo que depois da procissão, quando batessem as trindades. Onde, muito provavelmente, o respectivo presidente e alguns dos seus vereadores estariam a contas com a justiça, indiciados por crimes de corrupção e peculato. Ou teriam mesmo partido na primeira caravela, a caminho das Terras de Santa Cruz, com a Bíblia num bolso e o produto do desvio no outro.

Admiro-lhe o espírito grandioso e Deus me ajude a seguir-lhe o exemplo, excluindo o caso da Moderna de que, honestamente, nem os automóveis me interessam. Para que consiga, também eu, desinteressado de todos os bens materiais e devolvido o cartão de sócio do Sporting, deixar de pecar no Alvalade XXI, sem nenhum benefício do sistema e com o padre Melícias ao meu lado direito. Para que eu possa, como o senhor, fazer as minhas orações diárias antes de me deitar, incluindo nelas a fé na conversão de todos os infiéis, incluindo o senhor José Saramago.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial