28 de maio de 2004

Eleições para o Parlamento Europeu?

A vida no país prossegue, sem alterações, apesar das vitórias no futebol. Está tudo normal, não se preocupem. A duas semanas da data da realização das eleições para o Parlamento Europeu os portugueses não sabem quando é que elas terão lugar. A maioria, seguramente, não sabe sequer o que é isso de Parlamento Europeu e muito menos onde se situa. Se lhes perguntarem onde fica Estrasburgo muitos hão-de responder que é na Holanda ou na Alemanha.

Estão certos os portugueses, até mesmo quando apenas 35 por cento manifesta a intenção de ir votar. Até porque dos 42 por cento que dizem saber a data de realização apenas 33 depois acertam na resposta.

Quanto à participação a nível dos 15 países que votaram em 1999 aí fica um pequeno quadro elucidativo. O fenómeno não é português: é de modo geral genérico. Ninguém liga nada ao Parlamento Europeu. Porque, certamente, ninguém acalenta expectativas em consequência do voto. É um parlamento burocrático cujos membros afiançam representar os cidadãos. Sendo certo que ninguém representa os cidadãos que não votaram. E estes são a maioria!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial