14 de maio de 2004

Pedido de esclarecimentos

O Presidente Bush quis dividir o mundo em duas partes e dizer que do outro lado é que estava o eixo do mal. O mundo agora sabe onde é que está o mal.

A guerra do Iraque é uma mentira passada ao mundo. Eu não vi nunca os Estados Unidos ao lado de Timor-Leste. Não os vi desfazer os nós do totalitarismo, da ditadura nos países da América do Sul.

O sr. Bush está nu. Muito mais nu que os prisioneiros iraquianos.
[D. Januário Torgal Ferreira, Bispo português, católico, à Antena I, citado in Público]

Não vamos comentar as afirmações que se transcrevem. Não temos formação teológica, nem política, nem matemática que no-lo permita. Na ignorância - Deus todo misericordioso no-la perdoe! - confundimo-nos. Então o Sr. Bispo sugere que os Srs. Durão Barroso, Pacheco Pereira e José Manuel Fernandes não sabem que o bem não está onde está o Sr. Bush? Acha que eles pensam que a guerra não é mentira nenhuma? Entende que eles não acompanharam de perto a solidariedade do Sr. Bush com Timor-Leste e os esforços que fez para derrubar ditaduras na América do Sul e em África e no Médio Oriente? Acha que ele não tem sido suficientemente vigoroso para com as atitudes belicistas do Sr. Sharon? Acha que todos eles também estão nus?

Ou serão aqueles bacanos, audazes guerreiros, implacáveis exterminadores que ainda ascenderão a presidentes de junta na futura e europeísta república da Madeira e Desertas, que acharão que as afirmações foram produzidas por um ignominioso trotsquista, escondido algures no México com o rabo de fora, onde apenas aguarda a oportunidade para lhe enfiarem um picador de gelo pela cabeça abaixo. Acham que aquilo tudo pode ter sido respigado de declarações menos formais, feitas por Francisco Louçã numa sardinhada ao ar livre, à sombra dos pinheiros, no Verão passado? Acham que, por despeito, pode ter sido Manuel Monteiro a proferi-las na lota de Matosinhos, na ganância incontrolável de roubar dois votos ao Paulo Portas?

Solicitamos o subido obséquio de nos esclarecerem. Aqueles que são os ideólogos da guerra, que sabem onde está o eixo e as rodas e o futuro. E as armas de destruição maciça, e o mal e o bem. E que pensam que vão vestidos, de fato novo, comprado no Rosa e Teixeira. Sr José Manuel Fernandes! Dr Pacheco Pereira! Ajudem! Esclareçam! A bota não diz com a perdigota!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial