27 de agosto de 2004

Tomates para o lixo

Salve-se a campanha nacional dos tomatesEm Portugal, é da história, das enciclopédias e dos almanaques que os tomates faltam sempre quando mais se necessita deles. Seja pelo sumo natural para os que o apreciam, seja até pelas saladas em que se incluem nos dias quentes de Verão. Conjuntamente com os pimentos, a alface, a cebola e os pepinos. Pois sem tirar nem pôr o título, com a devida vénia, é retirado da edição de hoje do jornal Tal & Qual, de um texto de Ana Músico - até o nome, até o nome! - que começa assim:

Os tomates portugueses arriscam-se a apodrecer na terra por falta de escoamento do produto nas fábricas de transformação quando, depois de dois anos de más colheitas, a campanha deste ano prometia repor os níveis perdidos.

Tudo, como sempre, cprresponde ao que foi suposição nossa. Apenas nos faltava era esta. Que depois de dois anos de más colheitas - só? - a deste ano corresse o risco de apodrecer por não sermos capazes de a aproveitar. Poderá o governo ou o nosso primeiro-ministro fazer alguma coisa para que se não desperdice, em benefício do progresso do país e do aumento da auto-estima dos portugueses, a boa a rara colheita de tomates nacionais? À consideração!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial