31 de outubro de 2004

Ponte de Luís I: 118 anos de vida

A ponte de Luís I, um dos mais belos ex-libris da cidade do Porto, com o tabuleiro inferior ainda em obras, foi inaugurada em 31 de Outubro de 1886, faz hoje 118 anos. Foi inaugurada no mesmo dia em que o rei que lhe deu o nome completava 48 anos.

A ponte é fiel testemunha dos últimos 118 anos de história das margens do rio Douro, cuja ligação facilitou. Não tivesse sido um novo projecto de travessia, envolvendo o trajecto do metro para Santo Ovídio, continuaria votada ao abandono, degradando-se cada vez mais, até que chegasse a interdição ou desabasse a tragédia. Ligeiramente a montante do rio, senil e magnífica, jaz ao criminoso abandono das autoridades da região e do país a ponte D. Maria. Pasto de silvas e de todo o género de ervas daninhas desde que foi aberta aos comboios a ponte de S. João.

Por curiosidade refira-se que a construção da ponte de Luís I foi adjudicada em 1879 à empresa belga Societé de Construction Willebroeck por 402 contos de réis. As obras que actualmente ali decorrem foram orçadas em oito milhões de euros, cerca de um milhão e seiscentos mil contos.

1 Comentários:

Às 9:31 da tarde , Blogger Lino Gomes disse...

A ponte, marcante. merece o nosso reconhecimento. parabéns pelo post e parabéns a ponte

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial