14 de dezembro de 2004

Ai o país!

O país, hipocondríaco, é dado à depressão e atreito à maleita. Em qualquer merda vê um vírus e inventa uma doença. Como não fomenta a investigação, deprime-se. Quando se não deprime vai à bola, bebe e fuma para esquecer. Quando pensa que já esqueceu tudo está velho, de longas barbas brancas, especado na zona do Restelo à espera da passagem das naus. Para felicidade do ministro da saúde não consta das listas de espera e já nem vale a pena que se inscreva para a consulta. Já lhe não sobra nem juventude, nem fígado, nem pulmões.

A histeria nacional, deste esquisito povo que nos chegou certamente importado da Gália - está bem, do arquipélago da Madeira também! - reduz-se agora a saber como é que Pedro e Paulo se vão apresentar às eleições da próxima Quaresma, depois dos bailes de serpentinas e dos corsos carnavalescos. De meias brancas, calções, batas do pré-escolar e cabelinho assente à força de brilhantina? Ou de fatinho da Maconde, acabado de regressar da limpeza a seco na lavandaria do centro comercial, camisa de cor ligeira, um terço de algodão e dois terços de poliéster, sapatos Charles pagos aos solavancos como na banca?

Tem esta gravidade toda a forma como Pedro e Paulo se vão apresentar a eleições? Claro que sim, nem a isso chegou a perda da fortaleza de S. João Baptista e a proclamação unilateral da independência da Guiné Bissau. Tão pouco a provável e anunciada vitória de Armando Guebuza nas eleições para a sucessão de Joaquim Chissano ou a escandaleira da goleada que o Benfica arrecadou na deslocação a Belém. Nem mesmo o fastio com que se debate o cabrão do burro, que recusa a água e regurgita a palha, criada à força de fertilizantes e de insecticidas. E que, além disso, deita abaixo os arreios e a montada. F… que é demais!

2 Comentários:

Às 6:29 da tarde , Blogger Politikus disse...

Um deprimente retrato deste país, mas infelizmente muito real...

 
Às 2:52 da tarde , Blogger Carlos Araújo Alves disse...

Tá o casório agendado e considerandos e outros quejandos firmados. Tou é sem saber qual é o que tem de levar o dote!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial