22 de fevereiro de 2005

A Internet

Chame-se-lhe choque ou plano tecnológico, à escolha. Mas o país vai ter muito que pedalar para se colocar ao nível dos mais avançados da União Europeia. O quadro que se apresenta, elaborado a partir de dados disponíveis no Eurostat, coloca-nos em 15º lugar na Europa a vinte e cinco, considerando os dados relativos ao ano de 2004. Os países em relação aos quais esses dados não foram disponibilizados não têm que necessariamente estar situados depois de nós. A Holanda apresenta dados muito superiores relativamente a 2002 e 2003 e é pouco ou nada provável que estejamos à frente da Bélgica ou da Suécia sobre os quais esses dados não existem.

No cômputo final ficamos muito aquém das médias da Zona Euro, da Europa dos 15 e da Europa dos 25. E o plano não se esgota na aquisição e distribuição indiscriminada de computadores e de ligações, com preços proibitivos, pelos lares portugueses. Muitos dos quais, convém recordá-lo, não dispõem de saneamento básico, não estão ligados a redes públicas de abastecimento de água e movem-se em zonas de pobreza ou limítrofes. Desprezando mesmo quaisquer considerações sobre a fronteira dessa pobreza e sobre os critérios que a limitam.

2 Comentários:

Às 11:38 da tarde , Blogger armando s. sousa disse...

Em todos os indicadores, sobre a União Europeia, o nosso Portugal está sempre no terceiro pelotão a nível de desenvolvimento (de qualquer coisa), seria um grande passo, estarmos tecnológicamente noutra posição. O problema demorará alguns anos a resolver, num futuro próximo, nunca antes de dez anos (optimista), estaremos nesse pelotão, de países desenvolvidos(se as promessas forem cumpridas).

 
Às 2:49 da manhã , Blogger mfc disse...

Este atraso devia ser um estímulo para todos.
O que é difícil é que é aliciante!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial