11 de julho de 2005

Diferenças

O engenheiro do Cafaco ganhava bem, fizera poupanças, a banana vendia-se a bom preço, meio mundo mascava cana de açúcar. Tinha uma paixão por corridas de automóveis o engenheiro. Comprou um Lótus Elan, seduzido pelas proezas de um tal de Néné Neves que arrasava tempos e miúdas sempre que completava uma volta ou parava nas boxes a reabastecer. Arranjou um mecânico velho, magro e sabedor de mecânica e de corridas. Ambos viajaram para terras do Maiombe, ao encontro da glória num circuito de Cabinda.

A meio dos treinos livres o engenheiro encostou às boxes pela décima quinta vez. Queixou-se! Ó Pereira isto não dá mais e depois tenho de travar muito, as ruas estão cheias de árvores e de candeeiros. Achas que não dá mesmo para melhorar a afinação? Senhor engenheiro está feito o melhor que pode ser feito, deixe-me dar uma volta a ver se descubro mais alguma coisa que possa melhorar-lhe os tempos e garantir-lhe um lugar na primeira fila da grelha de partida.

A mesa de cronometragem abanou, os seus elementos levaram as mãos à cabeça. Então não queriam lá ver o engenheiro a andar mais depressa, menos quinze segundos por volta, uma, duas, três vezes. Afinal era o mecânico. Velho, magro e sabedor. De mecânica e de condução de automóveis. Lá diz o velho ditado: não vá o sapateiro além da chinela.

Agora o rescaldo das bombas terroristas de Londres. Fleumáticos, os súbditos de sua majestade contiveram-se. Resguardaram-se, protegeram a privacidade de mortos, feridos, suspeitos e famílias. Foram trabalhando sem espavento e divulgando resultados com moderação. Coisa do terceiro mundo, os órgãos de comunicação social selaram um acordo de cavalheiros e de bom senso. Recataram-se, venderam menos, viram reduzir-se as publicações dos anúncios dos detergentes. O grupo Espírito Santo ainda não anuncia por aquelas bandas, ou anuncia pouco.

Ontem, na querida RTP - do Dr. Almerindo e do serviço público! - era notícia o facto de ter passado pela cabeça de um aprendiz de condutor de fórmula 1, durante a volta de aquecimento em Silverstone, que pudesse haver novo atentado quando a grelha estivesse recomposta para a partida, mesmo antes da abertura dos semáforos. Podia, ao menos, ter-lhe passado melhor coisa pela cabeça, mas cada celebridade é para o que nasce e ponto final. Lá diz o mesmo velho ditado: não vá o sapateiro além da chinela.

Diferenças!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial