27 de junho de 2012

Aljubarrota II


Portugal e Espanha defrontam-se hoje de novo, como na tarde de 14 de agosto de 1385 sem que todavia o confronto ocorra de novo na campo de São Jorge. Desta vez a contenda será em campo neutro, algures na Ucrânia, que geograficamente fica assim para além de cascos de rolha, onde se encontrou o pasto mais viçoso e a palha mais apetitosa para alimento dos animais e das bestas.


A tática não divergirá muito da que foi utilizada para os lados da Batalha, mesmo que não esteja presente nenhum dos intervenientes de 1385. E o condestável, embora convidado, viu-se obrigado a recusar devido aos seus múltiplos afazeres como beato, recentemente admitido a título definitivo, depois de cumprido o número legalmente permitido de contratos a prazo. O novo condestável será Paulo Bento que se tem dedicado à preparação da batalha, sem se socorrer da ajuda inglesa, limitada à exploração do vinho do Porto e à importação anual de meia dúzia de sapatos produzidos em Felgueiras.

Paulo Bento, que se espera venha a ser beatificado mais cedo, até porque já parte benzido, afirmou no decurso de um passeio medieval de charrete na vila de Óbidos, que a tática é transparente e que se inspirou nomeadamente nas ideias peregrinas e  santificadas de Jorge Jesus. Os onze contendores serão dividos em três grupos de três elementos, cada um deles formando um quadrado com três vértices. Os dois restantes servirão para a orientação, indicando cada um deles um dos quatro pontos cardeais que, como há-de demonstrar Pedro Nunes, são três: norte e sul!

De resto a histeria é grande, a manipulação também e a falta de pão e de pás para enfornar castelhanos ainda maior porque se não sabe da padeira, em alguns lugares também conhecida por Brites de Almeida, solicitada pela troika a prestar contas de supostos desvios de farinha e de fermento. Hábitos que são tradição e que a nobreza destes domínios muito preza e respeita. E pretende democraticamente conservar!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial